sábado, 17 de maio de 2014

#EuLi e #EuAssisti: Divergente

Oi pessoal, como vai?
Não tem nada melhor do que fim semana não é mesmo? Sério, sem dúvidas para mim é a melhor parte da semana. Consigo descansar, colocar as (muitas hehe) séries em dia, ler mais, assistir filmes, é perfeito .
Hoje, finalmente, decidi assistir Divergente. Eu fiz uma promessa a mim mesma que só iria ver depois de acabar o livro, e quando isso aconteceu não tive tempo de ir ao cinema. Provas, lição de casa, e assim fiquei sem ver. Por causa do tédio, assisti pelo computador mesmo (oi, pirataria! kkk) a tarde. Então, pensei em fazer uma pequena comparação entre o livro e o filme, além de elogiar e dizer a minha opinião aqui. O que acham? Vamos ver? Vou tentar não dar spoilers kk.

O livro:
       Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
           A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
    E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos 
              sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Eu descobri sobre divergente através da Nath haha. Além disso, muitas pessoas falavam sobre ele e a adaptação no twitter, o que me deixou bem curiosa. Confesso, foi um dos livros que eu mais demorei para ler, sinceramente. Ele tem 502 páginas, e mesmo que eu não me importe com a grossura de livros, achei esse bem grande e enrolado! Já tinha ouvido que ele era assim mesmo, e que depois ficava bom, por isso não desisti. Porém aviso, a história começa ficar boa mesmo depois da página 350. 
Adoro distopias, e isso acabou me prendendo bastante. É uma história bem legal, e me fez pensar como seria o mundo, se ele também fosse dividido em facções. 
É narrado em primeira pessoa, e não sei se sou a unica mas a Tris me irritou as vezes. Ela é meio lerdinha e um pouco superficial, quem leu sabe do que eu estou falando. 
Vale a pena, gente. Mesmo sendo enrolado, mesmo sendo grande, e mesmo a personagem principal irritando, é um livro muito, muito bom. Fala sobre como é difícil fazer as escolhas certas, como mesmo sendo livres ainda continuamos "presos", e tem aquele desafio de conquistar quem gostamos. 

O filme:
Ah meus deus, sem dúvida, a escolha de atores foi perfeita. Eu particularmente, amei. Boa parte das pessoas disseram que eles trabalharam muito bem, e eu concordo. Me decepcionei um pouco só com o Al e o Will, porque os imaginava bem diferente, mas isso nem importou, o filme é incrível! 
É impossível conseguir colocar quinhentas páginas em cento e trinta minutos, por isso muita coisa acontece no livro bem devagar, e bem mais detalhado, enquanto no filme ou não tem ou é mais rápido. 
Adorei como explica tudo no inicio, já que no livro você vai entendo aos poucos, durante a leitura. Achei que as cenas de ação, dos treinamentos, foram apressadas, e no livro em quase todos os capítulos elas são citadas. A relação entre a Christina, o Will, o Al, e a Tris é bem mais "forte", o que novamente, no filme foi superficial, mas eu gostei sim de como ficou, porque depois que tem uma cena tensa entre Albert e Beatrice, as coisas ficam entendidas de um jeito melhor hahaha, quem viu/leu sabe o que eu estou falando. 
Eu já tinha baixado todas as músicas do filme, mas quando assisti hoje me apaixonei ainda mais pela trilha sonora. A escolha foi perfeita, e caiu muito bem em cada cena. (Se quiser ouvir, clique aqui). 
Ouvi dizer que o filme arrecadou mais de 22,8 milhões só nos cinemas americanos, e tem tudo para ser a nova febre. 

Conclusão:

Não consigo escolher entre um e outro hahaha. Ambos são muito bons e claro com altos e baixos. Acho que é bem fácil se apaixonar pelo jeitinho inocente, rebelde e inteligente de Tris. E claro, (suspira hahaha) pela coragem, inteligencia também, beleza, interna e externa, de Tobias. 
Recomendo a todo mundo, tanto o livro como o filme. 
Clicando aqui vocês podem fazer o teste de Aptidão, que eu achei muito legal. (Divergente aqui). E deixem nos comentários se vocês já viram, já leram, o que acharam, ou se pretendem fazer os dois ou um deles! 
Bom fim de semana, gente. 
Beijos, 
Ana :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário