quarta-feira, 8 de julho de 2015

#EuLi - A Lista Negra

Oi, gente tudo bom? Como vocês estão? 

Como da última vez que fiz um post sobre livros, quase prometi que faria mais, certo? Bem, aqui estou eu! Vamos dar uma olhadinha qual é o dessa vez? 

A Lista Negra foi um livro beeem comentado ano passado, principalmente na época da Bienal do Livro. Ele fez um baita sucesso pelo tema abordado, que, a princípio assusta um pouco, mas nem por isso deixa de despertar a curiosidade.

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Como vocês já devem saber, gosto de ser bem sincera sobre minha opinião a respeito de livros. E olha, Lista Negra demora para engatar. Digo, é claro que você não quer largar o livro para saber como Valeria irá enfrentar toda a situação e, até, como foi que tudo começou (os capítulos se intercalam em passado/presente, narrados-observador/personagem). Mas ele é uma leitura bem monótoma. Tipo, muito mesmo, o que o torna as vezes cansativo. 

Mas não desista! Ele é curto e assim que você começa a entender a cabeça dos personagens, principalmente a de Nick (namorado que morreu e que causou tudo), rapidinho a história te prende. 

Jennifer Brown consegue fazer você ter vontade de chorar em todos os capítulos, já aviso! Não é só por tratar de bullying, e bem pesado, mas também por mostrar como é difícil enfrentar o mundo afora, entendem? Como é complicado superar, levantar a cabeça e seguir em frente. É claro que não é em todo lugar que seu namorado entra na escola e sai atirando nos alunos, mas o livro nos mostra como algo que pensávamos que podia ser uma brincadeira, para outros, é muito e muito mais do que isso. 

Indico à leitura a todos. E como já vi alguns blogs literários falando, concordo: deveria ser lido nas escolas :) 

E aí? Alguém aqui já leu? Se sim, o que achou? Se não, o que está lendo no momento ou qual livro é parecido com esse? 

Espero que tenham gostado do post e não esqueçam de opinar. 

Beijos, 
Ana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário