sábado, 4 de julho de 2015

O que é a Lei Bechdel?

Oi gente, tudo bem com vocês?
Mês de férias = muitos posts! Vocês até ficarão cansadas de nós! Hahaha

Enfim, hoje o post é mais informativo do que costuma ser e fala de algo mais sério: a Lei Bechdel, algo que eu não conhecia até um tempo atrás, mas com o que eu adorei "trombar" pela internet. (Não é muito legal quando a gente aprende algo, quando não estamos exatamente procurando por aquela informação? Haha eu adoro isso)
Originada dos quadrinhos "Dykes To Watch Out For", da cartunista americana Alison Bechdel (daí o nome), a lei se trata de uma "regra" que uma das personagens descreve, dizendo que todos os filmes devem seguir para que ela os assista:
1. Devem haver, ao menos, duas mulheres no filme
2. ...que conversem uma com a outra
3. ...a respeito de algo que não seja um homem.
 
Muito simples, né? Porém, mesmo que não seja exigido que essas duas moças conversem sobre feminismo especificamente, ou até mesmo sobre outras mulheres, muitos filmes ainda falham nisso. Outro critério exigido é que as duas mulheres tenham nome, ou seja, façam parte da trama, o que dificulta ainda mais a aprovação da maioria destes quando avaliados dessa maneira.
 
Isso dito, é muito interessante notar como é fácil exemplificar os filmes em que a personagem é um simples "acessório" no enredo, sem vida ou história própria, tendo homens sempre como seu assunto principal.
 
É isso gente, espero que tenham gostado desse tipo de post. Eu adorei fazê-lo e falar sobre esse assunto :) Não esqueçam de comentar, a opinião de vocês é sempre muito bem-vinda!
 
Beijos, Nat

Nenhum comentário:

Postar um comentário