quinta-feira, 20 de agosto de 2015

#EuLi: Apenas um dia, Gayle Forman

Oi pessoal, como vai?

Estão vendo só? O blog já está voltando nos eixos quanto as postagens. E aliás, o que estão achando? Estamos tentando ao máximo deixar o WG mais do que atualizado! E aliás, relendo algumas postagens, me dei conta que já faz um tempinho que não venho falar sobre livros, certo? E por isso, mais uma edição do #EuLi. Vamos conferir? 


A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

Tô para fazer resenha deste livro desde janeiro, que foi quando eu li, então, olhem, até que eu atrasei legal, hum? Bem, mas vamos ao que interessa: Li Apenas um Dia logo depois que ele chegou as livrarias. Normalmente, escolho os livros que quero comprar mas esse foi uma verdadeira surpresa, já que ganhei de presente. 

O inicio dele é um tanto quanto cansativo. Nunca havia lido um livro de Forman mas já sabia de sua fama por suas personagens principais um tanto quanto... lentas? Portanto, mesmo sem estar acostumada, Allyson me cansou. E me cansou muito! Ela é o tipo de garota que tem a vida inteira planejada e sabe quais passos certos seguir. E por isso mesmo, o livro abusa de um clichê: a garota perfeita dar de cara com o cara que não segue mapas. 

Mas, de algum jeito, talvez Paris (que é onde se passa metade do livro) ou quem sabe o incrível Willem, porque meu deus que homem, você meio que não larga do livro, entendem? 

Acho essa capa tão mais bonita <3

Mas a questão é a seguinte, o livro te surpreende. O final, nem tanto. Mas a maneira que ele anda, sabem? Eu comecei lendo ele e jurando com todos os dedos que sabia exatamente o que iria acontecer. Mas ai, do nada, bem no meio das páginas, as coisas dão uma reviravolta! E até confesso que a primeira metade é bem mais interessante que a segunda, mas nem por isso você deixa de ler. 

Gayle Forman consegue falar sobre viagens (como cada um aproveita um lugar diferente, o que é sensacional), sobre descobertas, sobre conhecer-se melhor e, claro, sobre amor também. Mas esse tópico fica, subliminarmente, em última lugar da narrativa. 

Garanto, a Allyson vai cansar e vai ser bem tontinha um tanto quanto sempre. Mas o Willem é demais e o livro não muito diferente. E aliás, há uma versão no ponto de vista deste galã! Chamada Apenas um Ano, do qual estou doida para ler :)

Alguém aqui já conferiu um deles? Se sim, qual? O que achou? Não se esqueçam de me contar que ficarei bem contente! Espero muito que tenham gostado, beijo e um queijo, 

Ana :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário